domingo, 21 de outubro de 2018

Carros 4×4: 4 coisas que você precisa saber antes de comprar o seu


Está pensando em comprar um veículo com tração nas 4 rodas? Realmente, carros 4×4 são bem interessantes, principalmente para quem gosta de viajar e apreciar as belas paisagens de estradas do interior. Mas é preciso ter alguns cuidados antes da compra para que não haja nenhum arrependimento.

Por isso, preparamos este texto. Nele, você vai aprender um pouco sobre esses veículos, quais são as suas vantagens e o que fazer para escolher o modelo ideal. Continue com a gente!

1. O que é um carro 4×4 e quais são as suas principais características?

Você já deve ter ouvido falar muito dos carros 4×4, mas sabe realmente quais são as suas características mais marcantes? Eles são veículos projetados para gerar muita tração e andar em terrenos praticamente impossíveis para outros modelos — como estradas lamacentas, rios mais rasos e até mesmo subidas bem íngremes.

Diferentemente dos automóveis convencionais, em que a força do motor é transferida apenas para duas rodas, nos 4×4, todas elas estão conectadas à transmissão. Eles são classificados em basicamente dois tipos, 4WD e AWD. O primeiro modelo tem dois diferenciais e a tração é distribuída para 2 ou todas as rodas, ficando a cargo do motorista ou de um sistema eletrônico.

Já nos modelos AWD, existem três diferenciais e, normalmente, todas as rodas recebem a força vinda do motor e, essa distribuição não pode ser alterada pelo motorista. Eles também são conhecidos como veículos de tração integral. No que diz respeito à aparência, os 4×4 podem ser pequenos ou enormes. O primeiro aspecto que você nota rapidamente é o tamanho dos pneus.

Com exceção dos 4×4 mais compactos, os pneus são maiores e com ranhuras da banda de rodagem diferentes, trazendo vários pequenos blocos de borracha, o que garante mais tração em terrenos lamacentos. Esses carros costumam ser mais altos em relação ao solo e, em muitos casos, vêm equipados com itens como bagageiro e estepe do lado de fora.

2. Quais são as vantagens de um carro 4×4?

Em relação aos veículos convencionais — com tração em apenas duas rodas —, não existe muita diferença quando em ambiente urbano. Porém, quando falamos em estradas irregulares, de terra e barrentas, os carros 4×4 têm um desempenho muito melhor.

Por terem muita tração, eles são capazes de sair facilmente de atoleiros, têm boa capacidade de carga e trazem mais estabilidade e controle. O fato de serem mais altos também ajuda bastante em terrenos com desníveis grandes.

Outra vantagem é que, por serem projetados para as situações mais difíceis, itens como o sistema de freio, a suspensão e a direção são bem robustos e resistentes.

Em ambiente urbano, os modelos 4WD levam uma vantagem em relação aos AWD. Trafegar na cidade com as quatro rodas conectadas ao motor, além de aumentar consideravelmente o consumo de combustível, leva os pneus a se desgastarem mais rapidamente e, nesses carros, isso pode sair caro.

3. O que fazer antes de comprar um 4×4?

Como você viu, carros 4×4 são robustos e feitos para enfrentar desafios extremos, mas, isso tem um custo. O preço desses veículos costuma ser alto e, comprar um deles tem de ser uma decisão baseada em vários fatores. Conheça agora 4 dicas de como definir o modelo ideal!

1. Analise o terreno por onde trafega e suas reais necessidades
O terreno por onde você costuma trafegar e as suas necessidades são os itens mais importantes na escolha de um carro ideal e, no caso dos 4×4, o peso desses fatores é ainda maior.

Os veículos convencionais são melhores em ambiente urbano e, se você não costuma andar em regiões com muita lama e estradas irregulares, eles são a melhor opção.

Agora, para quem gosta de aventuras e quer um 4×4, veja por quais locais você mais anda. Se boa parte for em ambiente urbano, escolha um modelo 4WD, pois eles tendem a gastar menos combustível e pneu. Porém, se o veículo for usado basicamente em terrenos irregulares, opte pela tração integral AWD.

2. Pesquise sobre os custos de manutenção e seguro dentre vários modelos
Quase tudo em carros 4×4 costuma ser mais caro e, se você não estiver preparado para arcar com os possíveis custos, pense um pouco mais antes de comprar um. Embora esses modelos sejam mais robustos e quebrem menos, a manutenção terá de ser feita em algum momento e, as peças de reposição — como pneus e amortecedores — não costumam ser baratas.

Observe também o seguro. Algumas seguradoras não cobrem esse tipo de veículo e, quando o fazem, os custos são altos. Pesquise sobre os diversos automóveis disponíveis no mercado e faça uma comparação entre eles. Dependendo da marca e modelo do automóvel, os preços podem ser bem diferentes, mesmo que eles sejam semelhantes.

3. Esteja atento ao espaço interno e à capacidade de carga
Existem alguns carros 4×4 bem compactos, ideais para quem gosta de aventuras, mas não precisa levar muita carga ou passageiros. Outros são bem grandes e trazem muito espaço interno. Verifique qual modelo atende melhor às suas necessidades e lembre-se de que, normalmente, quanto maior, mais caro.

Preste atenção quanto à capacidade máxima de carga — principalmente se você procura por uma picape. Alguns modelos são bem semelhantes em aparência, mas, quando o peso que eles suportam é analisado, a diferença pode ser bem grande. Também fique bem atento ao tamanho da caçamba e espaço útil.

4. Escolha o motor adequado para o seu dia a dia e consulte outros proprietários
O motor de um 4×4 é um dos itens que mais afetam o custo de compra e manutenção do veículo. Se você costuma trafegar pouco e em ambientes urbanos, procure um automóvel a gasolina ou flex. Para quem costuma andar longas distâncias e pegar estradas, motores a diesel podem ser uma opção melhor, mas o custo desses carros é maior — em média 30%.

Pesquise em sites, blogs e outras mídias sobre os modelos que mais lhe agradam. Se possível, conheça proprietários que tenham esses carros e peça para dar uma volta, tente se acostumar com esse tipo de veículo e veja quais são as suas qualidades e defeitos. Existem diferenças consideráveis de desempenho e conforto entre os 4×4.

Comprar carros 4×4 é algo que deve ser feito com cuidado e com muita pesquisa. Como você viu, eles trazem uma série de peculiaridades e não costumam ser adequados para todo tipo de motorista. Escolha um modelo de sua preferência, aprenda tudo o que puder sobre ele e, acima de tudo, faça um test drive e esclareça suas dúvidas.

Fonte: Blog Nakata

0 comentários:

Seja bem Vindo Ao Chrome Gt Brasil! - Deixe o Seu Comentário e Aguarde a Moderação! Esperamos que tenha gostado do Blog e Esperamos que volte Sempre!