terça-feira, 15 de agosto de 2023

Por que a Tesla não vende carros no Brasil?

 

A Tesla é a fabricante de carros elétricos mais bem-sucedida do mundo. Em 2022, foram mais de 1,3 milhão de unidades emplacadas, um recorde absoluto da empresa de Elon Musk, mesmo abaixo das previsões, prejudicadas por questões macroeconômicas e que extrapolam um pouco o ambiente dos negócios, como a guerra na Ucrânia.

Excentricidades de Musk à parte, não tem como negar que os carros da Tesla são absolutamente fantásticos. Quem já teve a chance de dirigir um ou de apenas ser passageiro no Model 3 ou Model Y, por exemplo, sente que ali a tecnologia pode ser vista a olho nu, com enorme qualidade — apesar de falhas recorrentes.

Uma das dúvidas que cercam a Tesla, sobretudo no Brasil, é por que a empresa não vende seus carros aqui. E a resposta para isso não é apenas uma. São várias.

5 motivos pelos quais a Tesla não vende seus carros no Brasil

A Tesla é a maior montadora de carros elétricos do mundo, mas não vende seus modelos no Brasil. Em 2023, somente no primeiro semestre, foram quase 1 milhão de emplacamentos. Entenda alguns dos motivos que afastam a empresa de Elon Musk de nosso mercado.

5. Carga tributária

A avassaladora carga tributária brasileira é um dos impeditivos para que a Tesla não venda seus carros por aqui. Mesmo com isenção de importação de modelos elétricos aqui no Brasil, muitos outros impostos seriam cobrados, chegando a quase 70% do valor do produto.

Atualmente, para comprar um Tesla por aqui, somente via importadoras, que vão te cobrar muito mais caro do que uma mera conversão do preço nos EUA.

4. Cultura do carro elétrico

Por mais que os carros eletrificados tenham batido recordes de venda ano a ano no Brasil, a cultura do carro elétrico ainda precisa ser melhor difundida no país. Com exceção de São Paulo e algumas outras cidades, é bem difícil manter um carro zero emissão.

Além disso, o consumidor ainda tem receio de ter o carro elétrico como o único de sua garagem.

3. Tesla não trabalha com concessionárias

O modelo de negócio da Tesla é um pouco diferente do que estamos acostumados. A empresa não tem concessionários como intermediários entre o público e a montadora, e isso dificultaria um pouco as coisas na hora de instalar seus pontos de venda por aqui.

2. Infraestrutura de carregamento

A Tesla conta com redes de postos de carregamento exclusivos e oferece adaptadores para que seus usuários carreguem em outros locais, já que a entrada do carro é exclusiva. A empresa, inclusive, foi obrigada a liberar que carros de outras marcas pudessem utilizar seus megacarregadores nos EUA, algo que, certamente, deve ter incentivado outras pessoas a comprarem modelos zero emissão.

De todo modo, a empresa teria que fazer um investimento colossal para ter seus postos aqui. Em uma viagem recente aos EUA, vimos como eles funcionam. Há internet nativa em todos as estações para que você possa jogar alguns games dentro do seu Tesla enquanto ele carrega, por exemplo.

Então, não se trata apenas da energia, e sim de toda uma cadeia de suprimentos para a "cultura Tesla".

1. Não tem fábrica no Brasil

A Tesla chegou a "paquerar" o Brasil para a instalação de uma megafábrica por aqui durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Além disso, Musk estava de olho em minerais produzidos por aqui, como lítio e grafeno, de modo a ter uma planta destinada somente às baterias. Mas aí veio a covid-19 e o resto já sabemos.

Uma fábrica no Brasil poderia tornar esses carros, que são caros mesmo para os americanos, modelos mais reais para o mercado nacional. Um Tesla Model 3 por R$ 260 mil seria bem plausível.

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